Já está disponível na FUNJOR o livro ´Nas ondas da Magia do Rádio´, de Valdir Comegno, professor, historiador e estudioso de MPB, em formato 16,0 x 23,0 cm, em off-set, papel 75 g/m2, com 200 páginas de texto e ilustrações, lançado pela ABR Editora com valor de capa de 30,00.
O livro focaliza fatos e personalidades que marcaram a história do Rádio no Brasil como instituição que entrou no imaginário popular, na arte brasileira acima de tudo, na veia do povo brasileiro, em corações e mentes, na comunicação popularesca sem limites, que desde então tudo se produziu, tudo se criou, vivenciando artes e culturas a partir disso, o rádio como música, jornalismo, prestação de serviço, informações, entretenimento e teatro, entre tantos outros afazeres artístico culturais, fazendo ainda ponte até mesmo para a televisão, pois os maiores e melhores profissionais talentosos da tv brasileira vieram do imenso, respeitado e brilhante mundo radiofônico.
Ao adquirir o livro na instituição você também estará colaborando com o projeto de preservação da memória cultural brasileira, pois o autor fará doação de parte da receita obtida para a FUNJOR.
Sobre o autor
VALDIR COMEGNO é natural de Bauru, São Paulo, onde concluiu o curso de segundo gráu no Colégio Guedes de Azevedo, em 1958. Ainda em Bauru, como crítico de cinema, assinou por mais de dois anos a coluna A Outra Cara de Hollywood, no jornal Correio da Noroeste.
Professor secundário, formou-se como geógrafo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e habilitou-se em Estudos Sociais, História, Educação Moral e Cívica e Organização Social e Politica pela Faculdade de Ciências e Letras Teresa Martin, em São Paulo.
Ministrou aulas em diversas escolas da capital paulista, aposentando-se na tradicional Escola Estadual Caetano de Campos, na Praça Roosevelt. Autor teatral, foi vencedor do 1° Festival Estudantil de Teatro, Região de Vila Prudente, São Paulo, com a peça Planeta Terra: Ano 2274. Estudioso e pesquisador de música brasileira, possui coleção de aproximadamente 15 mil registros fonográficos, com inúmeras raridades.
Como historiador, lançou em agosto de 2008 o livro “A Magia do Rádio, pela Editora Meireles, re-lançado em segunda edição em maio de 2010 pelo Instituto Memória Editora. Revisto e atualizado “A Magia do Rádio” passou de 298 para 340 páginas.