Tradicionalmente aos domingos, a roda de choro Arruma o Coreto se apresenta na Praça São Salvador, em Laranjeiras. No último dia 6 de maio, os integrantes celebraram os cinco anos de fundação e reuniram um grande público no coreto da famosa praça. Confraternizaram em uma animada roda de música, com o choro – primeira música urbana tipicamente brasileira e patrimônio cultural do carioca.
O evento promoveu o encontro de gerações, amigos e familiares que apreciam o estilo “chorão”, que surgiu por volta de 1880 e traz a nostalgia do Rio antigo com um clima de alegria e camaradagem. Os frequentadores podem (de graça) ouvir música de qualidade, passear pela praça, olhar as barracas de artesanato, comer bons quitutes e jogar conversa fora com amigos. Uma diversão cultural para todas as idades onde quem chega é sempre bem vindo.
O Arruma o Coreto tem espírito familiar. A roda de choro com suas vozes, flautas, violão, pandeiros e cavaquinho trazem a alma carioca e celebram um aniversário com direito a bolo e cinco anos de muitas realizações, como o Projeto Diploma Ademilde Fonseca de Mérito no Choro – desenvolvido em parceria com a FUNJOR e que já recebeu nomes como Joel Nascimento, Caçula, Odette Ernest Dias, Silvério Pontes, Zé da Velha, Voltaire, Jorginho do Pandeiro, Siqueira do Cavaco, Escola da AMC, Carlinhos Leite, Déo Rian e a própria Ademilde Fonseca – que esteve presente na inauguração do projeto.
Uma salva de palmas e parabéns para Ana Caetano e todos os que preservam a essência deste movimento musical que encanta os frequentadores da São Salvador. Sejam moradores do Rio ou turistas. Domingo que vem, às 11 da manhã, tem mais choro.
(Cristiane Cupertino)